FUTSAL


FUTSAL


História
Duas são as versões da origem do futebol de salão, modalidade anterior ao futsal. A primeira afirma que o esporte começou a ser jogado em São Paulo, na Associação Cristã de Moços (ACM), aproveitando-se a quadra utilizada para outras modalidades de esportes. A outra versão é que o futebol de salão, também na (ACM), mas em montevidéu, no Uruguai teria sido criado pelo professor Juan Carlos Ceriani, sob o nome de “indoor football”.
Segundo a literatura esportiva, há registros escritos no Brasil datado de 1936, de regras do futebol jogado em quadras.
As primeiras bolas eram de serragem, de crina vegetal ou cortiça granulada, quicavam muito e saiam facilmente do campo de jogo. Foram então diminuídas e seu peso aumentado. Consta também que no inicio, o esporte foi praticado por equipes de 6 e até 7 jogadores, firmando-se posteriormente com 5 jogadores em quadra. Em 1949 a ACM do Rio de Janeiro organizou o primeiro torneio aberto de futebol de salão dirigido a meninos de 10 a 15 anos de idade.
A primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, surgiu em julho de 1954 na sede do América Futebol Clube no Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão, surgindo depois as de outros estados.
Foi fundada no Rio de Janeiro em 1971, a Federação Internacional de Futebol de Salão(FIFUSA), tendo 32 paises filiados, os quais praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros.
O ano de 1990 foi um marco importante do esporte. A FIFA homologou o futsal, criando uma comissão da modalidade e propondo a extinção da FIFUSA, mas algumas federações não concordaram com a extinção da FIFUSA. Oficializou-se, então o termo futsal ligado a FIFA.

REGULAMENTAÇÂO:

Quadra de jogo de Futsal

A quadra tem um formato de um retângulo, com no máximo de 42m (mínimo 30m) de comprimento e 22 de largura ( mínimo 17m) para partidas oficiais nacionais no Brasil.

Balizas: cada baliza tem 2m de altura por 3 de largura, e devem ser posicionadas de forma centralizada sobre cada uma das linhas de fundo.
Penalidade Máxima: A distancia de 6m do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo.
Tiro livre sem barreira: Distante 10m do ponto central da meta.
A bola: as bolas são divididas por categorias:
Juvenil: 62 a 64cm de circunferência e 400 a 440 gramas o seu peso.
Infantil e feminino: 55 a 59cm a circunferência e 350 a380g o peso.
Iniciação: 40 a 43cm a circunferência e 250 a 280g seu peso.
Jogadores e substituições: cada equipe tem 5 atletas em quadra e pode ter até 7 atletas reservas, cada equipe pode fazer o número de substituições que quiser.
Equipamentos: camisa, calção, meias cano longo, caneleira e tênis.

Fundamentos:
Domínio e condução de bola: Para a evolução na prática do futsal os jogadores necessitam ter um bom domínio e saber conduzir um elemento que é determinante na modalidade, a bola. A condução é o ato de percorrer a quadra de jogo realizando sucessivos toques na bola e mantendo-a em constante contato com o solo.
Passe: saber diferentes tipos de passes e com precisão é fundamental para os jogadores de futsal. Ex. passe curto, médio , longo, rasteiro, alto e etc.
Drible: Ação individual de determinado jogador de enganar o adversário a fim de permanecer com a posse de bola. Ex. drible com a bola e com o corpo.
Chute: Ação de golpear a bola para finalizar uma ação de ataque com o objetivo de consignar um tento. Ex: curto, médio, longo, rasteiro, alto e etc.


Leia mais: http://educacaofisicanaescola.webnode.com/futsal/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário